Sola Scriptura – Fundação da Ortodoxia Protestante

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Timóteo 3: 16-17, ESV)

“Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a sua própria glória, do homem a salvação, fé e vida, ou é expressamente declarado na Escritura, ou por conseqüência boa e necessária pode ser deduzida a partir da Escritura: A ela nada em tempo algum ser acrescentado, seja por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens. No entanto, reconhecemos a iluminação interior do Espírito de Deus para ser necessário para a salvadora compreensão das coisas reveladas na Palavra; e que há algumas circunstâncias, quanto ao culto de Deus, e ao governo da Igreja, comum às ações e sociedades humanas, que devem ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras gerais da palavra, que são sempre devem ser observadas. “(Confissão de Fé de Westminster, Capítulo 1.6)

“O juiz supremo pelo qual todas as controvérsias religiosas estão a ser determinado, e todos os decretos de conselhos, opiniões de escritores antigos, doutrinas dos homens e espíritos privados, estão a ser examinados, e em cuja sentença nos devemos firmar, pode ser nenhum outro senão o Espírito Santo falando na Escritura “. (Confissão de Fé de Westminster, Capítulo 1.10)

A pedra fundamental da Reforma Protestante era a doutrina da “Sola Scriptura” (“Escritura Alone”). Os reformadores tomaram posição sobre a verdade de que a Bíblia ea Bíblia somente é a única revelação especial, redentora de Deus, e, portanto, somente a Escritura é a única regra infalível para a fé cristã e prática e na vida. Isso foi em contraste com a posição da Igreja Católica Romana, que ensinou que tanto a Escritura  eTradição eram infalíveis fontes da Revelação Divina especial. Como o Dr. RC Sproul explica em seu livro excelente,  Graça Desconhecido: O Coração de Teologia Reformada:

“O termo  sola Scriptura significa simplesmente “pela Escritura sozinho.” Este slogan declarou a idéia de que somente a Bíblia tem autoridade para obrigar a consciência dos fiéis. “(1) Ele continua a dizer:” Ainda que os reformadores distinguiram entre geral e revelação especial, eles insistiram há apenas uma fonte escrita da revelação especial, a Bíblia. Esta é a  sola do  sola Scriptura . A principal razão para a palavra  sozinha é a convicção de que a Bíblia é inspirada por Deus, enquanto os credos da igreja e pronunciamentos são as obras dos homens. Estas obras menores podem ser precisas e brilhantemente concebido, capturando os melhores insights de eruditos; mas eles não são a inspirada Palavra de Deus. “(2)

Romanistas e outros que rejeitam Sola Scriptura às vezes criticam esta doutrina protestante, alegando que ele leva a um desdém para o papel da igreja e dos concílios da igreja, e atende a uma radicalmente individualista (“só eu e minha Bíblia e do Espírito Santo em meu quarto de oração, além da igreja “) abordagem à interpretação da Bíblia e viver a vida cristã. Essa crítica pode ser verdade de certas distorções históricas e contemporâneas da doutrina da Sola Scriptura (como o individualismo radical, anti-autoritarismo e de baixo igrejismo encontra-se em grande parte do evangelicalismo contemporâneo). Mas não é verdade para os reformadores protestantes si, nem das históricas igrejas protestantes ortodoxos. Nem Lutero nem Calvino nem qualquer dos outros reformadores protestantes rejeitou a autoridade da igreja, nem a validade dos credos ou conselhos da igreja. Eles teriam considerado um “só eu e minha Bíblia para além da igreja” abordagem da Escritura e da vida cristã para ser fanatismo tão perigosa.Em vez disso, eles reconheceram que essas outras autoridades eram secundárias, e sujeitos a julgamento e correção pela única regra infalível de fé e prática, ou seja, as Escrituras inspiradas. Mais uma vez, para citar Sproul: “Os protestantes se reconhecem outras formas de autoridade, tais como escritórios da igreja, magistrados civis, igrejas e credos e confissões. Mas eles viram estas autoridades como sendo derivada e subordinado à autoridade de Deus. Nenhuma destas instâncias inferiores foi considerado absoluto, porque todos eles eram capazes de erro. Só Deus é infalível. Autoridades falíveis não pode vincular a consciência absolutamente; esse direito é reservado a Deus e só a sua Palavra “. (3)

Como eu espero que o leitor pode ver, a doutrina da Sola Scriptura é fundamental para a histórica ortodoxia protestante que nós, que somos cristãos protestantes históricas acreditar e confessar. Esta doutrina fundamental está contra um número de heresias e erros:

1. Sola Scriptura condena catolicismo e outras formas de “Escrituras mais tradição ”

Os protestantes não são contra as tradições baseadas na Bíblia, nem contra as tradições legítimas que são permitidos por e não contrárias às Escrituras. “Tradição”, no sentido legítimo é simplesmente “o que é passado.” Tradições da Igreja pode desempenhar um papel importante, secundário, desde que não prejudiquem a autoridade ou as doutrinas da Escritura Sagrada; e, assim, nem todas as tradições estão a ser condenado. (Por exemplo, muitas igrejas históricas protestantes têm procurado transmitir a fé de uma geração para outra, utilizando o método pedagógico / ensino conhecido como “catequese.” Ensinar e ter os jovens e os novos convertidos memorize baseadas na Bíblia, catecismos doutrinariamente-som é um exemplo de um legítimo protestante “tradição”, desde que tais catecismos não são vistos como sendo de inspiração divina ou igual em autoridade à Bíblia.) Ao mesmo tempo, protestante Sola Scriptura está contra a noção de que qualquer tradição humana (mesmo tradição da igreja), deve ser equacionada com a Revelação Divina ou feito igual em autoridade à Bíblia. Crenças e práticas que contradizem a Bíblia estão se arrepende e evitada, mesmo se eles gostam da pedigree de “Tradição”.

2. Sola Scriptura condena Charismaticism e outras formas de Misticismo

A doutrina protestante histórico de Sola Scriptura afirma a suficiência das Escrituras.Deus falou Sua Palavra final em Jesus Cristo (Hebreus 1: 1-2), ea igreja está edificada sobre o fundamento dos ensinamentos dos apóstolos e profetas (Efésios 2:20). A Palavra de Cristo e de Sua nova aliança inspirada apóstolos e profetas é encontrado no cânon completo das Escrituras do Novo Testamento, até que nada é para ser adicionado por meio de “novas revelações do Espírito”. O último livro do Novo Testamento (o Livro do Apocalipse) pronuncia uma maldição solene e advertência contra qualquer um que gostaria de acrescentar ou tirar da Palavra de Deus (Apocalipse 22: 18-19). A noção fanática e herético, comum em círculos carismáticos e pentecostais, que Deus continua a conceder novas revelações do Espírito, é executado diretamente contrária à verdade da Sola Scriptura, e, portanto, é anti-protestante. Deus falou Sua Palavra final. O cânon das Escrituras está completa. Novas revelações cessaram. Nas palavras de um grande hino: “Que firme alicerce, ó santos do Senhor, é definido por sua fé em Sua excelente Palavra.O que mais Ele pode dizer, do que você Ele tem dito? Para você que por refúgio a Jesus fugiram. ”

Alguns podem opor-se a essa implicação da Sola Scriptura, dizendo: “Mas isso significa que Deus não nos fala?” Não, nós realmente afirmar que Deus continua a falar. Mas  Ele fala através do que Ele tem falado (ou seja, seu infalível, inerrante Palavra de autoridade, a Bíblia)! Reconhecemos também, como as Escrituras ensinam, que a iluminação do Espírito Santo é necessário para a salvadora compreensão das coisas que são reveladas na Palavra. Mas quando os cristãos falam como eles têm um canal direto de Deus (“O Senhor me disse que …”; “Deus falou ao meu coração …”; etc.), eles estão vagando longe de Sola Scriptura e vagando no território perigoso da mística fanatismo e charismaticism. O Espírito não realmente falar para nós; mas Ele nos fala na e através da Palavra de Deus escrita (corretamente interpretados e aplicados corretamente), conforme o Espírito Santo ilumina as nossas mentes para entender e abraçar o Word.

3. Sola Scriptura condena experimentalismo e Hyper-Subjectivism

Modernista e Teologia Neo-ortodoxos freqüentemente falam do cristão ter uma “experiência de Cristo ressuscitado” ou de ter um “encontro pessoal com Deus.” (Ironicamente, este tipo de sutil, doublespeak enganosa é por vezes fora de jorro por hereges que se rejeitam a verdadeira ressurreição, histórico de nosso Senhor Jesus Cristo, e que em vez disso ver a “ressurreição” de Jesus como algo que aconteceu dentro da consciência subjetiva dos discípulos – a “experiência de Páscoa” – em vez de como um evento histórico real, literal que aconteceu para o corpo de Jesus na história do espaço-tempo real há quase 2.000 anos.) Como um escritor hino escreveu certa vez: “Ele vive! Ele vive! Jesus Cristo vive hoje! Ele caminha comigo e fala comigo ao longo caminho estreito de vida. Ele vive! Ele vive! Salvação para conferir. Você me pergunta como eu sei que Ele vive?   Ele vive dentro do meu coração! “Essa baboseira é conversa fiada subjetiva puro. Nós sabemos nossas vidas Senhor Jesus Cristo,  não porque Ele vive dentro de nossos corações (embora se somos salvos, então ele realmente indwell nós pelo Seu Espírito Santo); mas porque temos um registro inspirado, histórico do evento da ressurreição registrados nos relatos dos Evangelhos como contidos na infalível Palavra de Deus!

Protestantes históricos reconhecer que há de fato um lugar legítimo para a experiência religiosa na vida cristã. Por exemplo, o arrependimento pessoal do pecado e da fé salvadora em nosso Senhor Jesus Cristo pode envolver poderosas experiências emocionais (embora a experiência não cada crente de conversão envolve uma crise de abalar a vida, às vezes a conversão é gradual e relativamente “sem incidentes” a nível emocional). Mas a nossa fé não está baseada em sentimentos subjetivos ou experiências emocionais. Nossa fé cristã é baseada na realidade objetiva, ao objetivo de Deus, fora-de-us intervenções sobrenaturais na história para a salvação de seu povo, como gravados para nós nas Escrituras infalíveis (Sola Scriptura). Teologia modernista / liberal clássica coloca autoridade religiosa máximo em (igreja) experiência pessoal e eclesial, e, a este respeito é muito semelhante ao erro de misticismo. Por outro lado, histórico ortodoxia protestante coloca autoridade religiosa suprema nas Escrituras infalíveis sozinho, e reconhece a experiência religiosa como só uma autoridade muito secundário, derivado.

4. Sola Scriptura condena todas as formas de Racionalismo

Protestantes históricos não são contra a “razão” ou contra o pensamento racional. Nós sinceramente afirmar as leis da lógica (tais como a lei da não-contradição), e reconhecer a importância de amar o Senhor nosso Deus não só com o coração e alma e vontade, mas também com as nossas mentes. Ao mesmo tempo, reconhecemos que a nossa capacidade de raciocínio pode ser distorcida e obscurecida pelos efeitos do pecado sobre nossas mentes (o que os teólogos chamam de “os efeitos noéticos do pecado”). A queda da humanidade em Adão afetou radicalmente nossas mentes, e, portanto, a razão humana não pode servir como a autoridade religiosa suprema na igreja. Em vez disso, temos de confiar em última análise, sobre  a Revelação Divina . Especial (Redentora) Revelação Divina nos é dado em um lugar e apenas um lugar – a Bíblia, a Palavra infalível de Deus.

5. Sola Scriptura está contra a fé conforme a tendências culturais

A Palavra de Deus nunca muda, porque o Deus que inspirou a Palavra nunca muda. A verdade de Deus não é historicamente relativa, e Sua lei moral permanece a mesma em todas as gerações. O certo eo errado, o bem eo mal, a verdade eo erro, são fixos, realidades imutáveis, não importa o que passam as gerações e as tendências culturais desta idade pode afirmar o contrário. Isso significa que os protestantes históricas que aderem a Sola Scriptura não cederá em ou atendem a tendências culturais contrárias ou contradizem os ensinamentos claros da Bíblia. Enquanto consistente, os protestantes confessionais procurará comunicar o evangelho de uma forma culturalmente sensível (um que não crie obstáculos desnecessários ao incrédulos dando o evangelho uma audiência grave); ao mesmo tempo, os protestantes históricos vai deixar as Escrituras,  não a cultura , determinar a sua fé, ética, adoração e prática. Por exemplo, a Bíblia condena claramente a homossexualidade como um pecado grave (por exemplo, Romanos 1: 24-27); portanto, uma igreja protestante verdadeiramente (um que adere a Sola Scriptura) continuará a ensinar ética sexual bíblicos, defender a virtude da pureza sexual, e, assim, ficar contra a legitimação da homossexualidade (e, ao mesmo tempo buscando trazer a boa notícia do perdão ea nova vida em Cristo àqueles escravizados pelo pecado homossexual e atração pelo mesmo sexo). A Bíblia, ao afirmar a igualdade espiritual completa de homens e mulheres diante de Deus e da igreja (Gálatas 3:28), proíbe claramente as mulheres do escritório ordenado de ministro da Palavra ( não porque a Bíblia é “sexista”, mas porque da ordem criacional ordenado por Deus para homens e mulheres; ver I Timóteo 2: 11-15). Portanto, uma igreja protestante verdadeiramente que mantém a Sola Scriptura irá restringir os escritórios ordenados aos homens sozinho, apesar das pressões culturais feministas à base de abrir toda e qualquer vocação para as mulheres. Em nossa pós-moderna, pluralista, a sociedade relativista há uma grande pressão para abraçar a heresia pluralista que diz que há muitos caminhos diferentes para a salvação. Mas uma igreja protestante verdadeiramente continuará a confessar e proclamar que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação, para o próprio Cristo ensinou que sobre Si mesmo (João 14: 6), e da doutrina apostólica sustenta isso como uma verdade essencial do evangelho (Atos 4 : 12). Muitos outros exemplos poderiam ser dados.

Tradição. Experiência. Razão. Cultura. Todas estas coisas podem ter valor e pode servir como autoridades secundárias para o cristão e para a Igreja (na medida em que não contradigam o Word). Mas a Bíblia  sozinha é a Palavra de Deus, e, portanto, é a única regra infalível de fé e prática cristã. Este é o fundamento da nossa fé protestante ortodoxo. Caro leitor, espero que a Palavra de Deus é o fundamento sobre o qual  vocêestá construindo  a sua fé e vida.

Notas finais:

(1) Grand Rapids, MI: Baker Books, copyright 1997 por RC Sproul; p. 42

(2) ibid., P. 43

(3) ibid., P. 42

Para todos os que estão em Cristo Jesus.

Por: Pastor Willour

Extraído de: Lake OPC

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