Trindade Bíblica

trindade460x351

Este artigo será para uma breve refutação de um artigo do Judaísmo Nazareno, o Professor Tsadok Ben derech nome israelita para ‘’Fábio Moraes de Aragão’’. No livro intitulado ‘’Judaísmo Nazareno’’ este professor afirma a doutrina do Unicismo, ou seja, diz que o Eterno é UM e não três pessoas distintas como nós cristãos cremos e como a Bíblia afirma.

O Argumento usado é que os Netsarim (Nazarenos) de Cristo criam que o Eterno é Um (Echad) e não 3 pessoas distintas. Logo ele afirma que a Doutrina da Trindade não era a Fé original dos discípulos de Yeshua (Jesus). Você verá aqui em baixo a declaração errônea deste Professor do Judaísmo Nazareno. Segue abaixo a descrição:

A antibíblica Doutrina da Trindade foi engendrada por Tertuliano (160 a 220 D.C). Na obra “Contra Práxeas”, Tertuliano reprova a maioria dos crentes porque eles eram “monarquistas”, isto é, criam que o ETERNO é UM, e que o Pai, o Filho e o Espírito são manifestações de YHWH. Ou seja, enquanto a maioria dos crentes em Yeshua pensava corretamente que YHWH é UM, apesar de se manifestar por três aspectos diferentes (“monarquismo”), Tertuliano apregoava erroneamente que Deus são Três Pessoas Diferentes, ensino tipicamente influenciado pelo paganismo, que concebe a idéia de vários deuses.

Como você ver o Professor Fábio erra ao dizer que Deus é Um, como a crença judaica afirma, e ainda diz que YHWH é um e se manifesta por 3 aspectos diferentes. Isto é uma declaração absurda dizer que o SENHOR se manifesta de 3 maneiras diferentes como Pai, Filho, e Espírito Santo.

1º Temos que entender o conceito de Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Pai é Deus (II Pedro 1:17)

O Filho é Deus (I João 1:1; 20:28)

O Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4)

Não são três deuses, como ele afirma ser influenciado pelo paganismo, mas é somente um único Deus (Onipotente, Onisciente, Onipresente) em 3 pessoas distintas, mas com o mesmo Poder, Glória e Majestade. Primeiro vou usar o termo ‘’Tri-unidade’’ para entendermos o que é a Trindade Bíblica. O termo Tri-unidade afirma que Deus é um só, mas que ao mesmo tempo consiste em três pessoas. A Unidade de Deus é ensina nas páginas do Antigo Testamento, vintenas de passagens, na Lei e Profetas mostram uma prova irrefutável da evidência da pluralidade dentro da Unidade de Deus.

Vamos investigar por exemplo, no Primeiro Livro da Bíblia Hebraica Gênesis (Bereshit)

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança… Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou”  (Gn 1:26-27).

Como nós podemos ver, a palavra hebraica Elohim como forma do substantivo usado nesse versículo; Elohim estava pronto para criar o homem. Em consonância com essa escolha, pois, foi inserido o pronome pessoal plural, “nós” (subentendido no verbo “façamos”) e o adjetivo possessivo plural “nossa” (por duas vezes).

Vejamos ainda mais pra frente o que diz:

“…Eis que o homem se tornou como um de nós.., o Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Edén’’ (Gn 3:22-23).

Veja bem claro que Deus observou o homem como um de Nós no plural e não no singular.

E ainda mais.

“Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem.., Destarte o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra..:’ (Gênesis 11:7,8).

A Terceira prova mostra dois verbos, ‘’desçamos’’ e ‘’confundamos’’. Ao longo de 3 versos bíblicos no mesmo livro de Gênesis, já está implícito um pluralidade de pessoas, mas não que sejam 3 deuses como afirma os unicistas, mas sim um Único Deus Verdadeiro em 3 pessoas. Veja logo abaixo as expressões tiradas dos versos

Façamos (Plural)

Nós (Plural)

Desçamos (Plural)

Confundamos (Plural)

O Professor do Judaísmo Nazareno afirma que o próprio Yeshua diz sobre o Eterno ser Um, o verso que ele usa, é o mesmo usado por todos os judeus.

 “Shema Yisael Adonai Elohenu Adonai Echad…”.

”Ouve, ó Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR’’. (Dt 6:4).

Aqui ele diz que este versículo aniquila a doutrina da trindade, porque o próprio Jesus usa esse ensino alegando a Unidade do Criador.

REFUTAÇÃO: – A palavra Shema é o primeiro vocábulo hebraico dessa passagem, e significa “ouve”. Para os judeus essa é a prova de que Deus é Uno. O interessante é que a Shema é uma das mais poderosas declarações em favor da tri-unidade de Deus que se pode encontrar na Bíblia inteira. A própria Palavra afirma que há em Deus pluralidade, pois a última palavra hebraica da Shema é echad, um substantivo coletivo, em outras palavras, um substantivo que demonstra unidade, ao mesmo tempo em que se trata de uma unidade que contém várias entidades.

E Além disso, em (Mateus 28.19), Jesus ordenou o batismo de seus servos do seguinte modo: “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Aqui fica bastante clara a trindade. A promessa feita por Jesus Cristo, focando no que aconteceria depois de Sua morte, também aponta claramente para a trindade: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14. 16). Note que no texto se menciona a trindade: O Filho clamando ao Pai pela vinda do Consolador que é o Espírito Santo.

Paulo também usa da figura da trindade, como fica evidente em uma de suas bênçãos à igreja em Corinto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2Co 13. 13). Veja que é mencionado nesse texto Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, ou seja, a trindade.

Nós podemos concluir que a Trindade é bíblica, um Deus em três pessoas (Pai, Filho, e Espírito Santo), apesar de não mencionar a palavra ’’trindade’’. Ela é uma Doutrina Bíblica exposta tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.


Para todos os que estão em Cristo Jesus.

Por Jean Carlos: (Apologia Bíblica)

Deixe um comentário