O Cânon Hebraico na Época de Cristo

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A Discussão a respeito pelo Cânon Bíblico é bastante debatida hoje por estudiosos, e especialistas no assunto. Enquanto que os Apologistas Católicos insistem no Cânon de 46 livros, a respeito de não estar finalizado na época de Cristo. Mas a Questão aqui é será que o Cânon Hebraico já estava completo na época de Cristo, ou será que ele demorou ainda um tempo para ser concluído. Haja visto que os romanistas dizem pelos sites católicos que ’’Lei, Profeta’’ já estavam completo, e enquanto ’’Escritos’’ não estavam completos, para dizer que os livros Deuterocanônicos/Segundo Cânon, estavam inseridos junto com os Escritos. Como já foi provado por várias sites de Apologética Cristã que os apócrifos,  não faziam parte do Cânon do A.T, aqui o que você verá será uma breve evidência que o Antigo Testamento Hebraico,já estavam fechado na Época de Cristo, ou seja que não garantia o direito de acrescentar algum livro.

Como será que era o Cânon na Época de Cristo? Se você mergulhar pelas Escrituras Sagradas, você verá que o Antigo Testamento Judaico, era composto de ‘’Lei, Profetas, e os Salmos’’ (Lucas 24:44). Na verdade essa era a a Divisão da Bíblia Hebraica também conhecida como Tanakh ou Tanach no Português.

O Tanakh é composto de:

  • (Torá) = Lei  – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
  • (Nevi’im) = Profetas – Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Os Doze Profetas Menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias.
  • (Ketubim) = Escritos – Salmos, Provérbios, Jó, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, I Crônicas, e II Crônicas.

Como você pode ver o Tanakh, tem os mesmos livros da nossa Bíblia e a mesma quantidade, a única diferença é a ordem cronológica ou seja enquanto que na Bíblia Hebraica termina com Segunda Crônicas, a nossa termina com Malaquias mas isso não muda nada em questão, um bom exemplo seria por exemplo quando Jesus disse:

Para que sobre vós caia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.´´ (Mateus 23:35). Aqui Jesus nos diz da morte de Abel (Gn 4) que era reto perante Deus, quando foi morto pelo seu irmão Caim, até a morte do filho de Baraquias o equivale ao Profeta Zacarias (Zc 1:1). Isso poderia ser feita com uma comparação bíblica como de (Gênesis até Malaquias) ou (Abel até Zacarias) que equivaleria o mesmo. E aqui nós o entendemos, procurando apenas em aumentar o nosso entendimento a Luz da Palavra do Senhor.

Uma coisa interessante é que na Bíblia Hebraica existe 24 Livros, mas que são exatamente aqueles que estão na Bíblia Protestante, a onde começa o derramamento do sangue inocente de Abel (Gênesis), e Zacarias (Malaquias); veja em Segunda Crônicas,  “O Senhor enviou-lhes profetas que deram testemunho contra eles para que se convertessem a ele, mas não lhes deram ouvidos. Então o Espírito de Deus revestiu Zacarias, filho do sacerdote Joiadá que, apresentando-se diante do povo, lhes disse: «Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor? Não tereis êxito, pois, por ter abandonado o Senhor, ele vos abandonará a vós». Mas eles conspiraram contra ele, e por ordem do rei, o apedrejaram no átrio da casa do Senhor.” 2 Crónicas 24:17-21

Se você quer saber mais sobre os Apócrifos do A.T e do N.T de acordo com o contexto bíblico, e histórico clique aqui

Mas os Católicos Romanos, insistem em dizer que o Cânon Bíblico, só estava pronto no Concílio de Jâmnia (90 d.C), como muitos sites apologéticos dizem por aí colocando na mente de católicos sem conhecimento algum. Sabemos que o Cânon Hebreu já estava completo, mas alguns rabinos permaneciam em dúvidas em relação a Ester, por não pronunciar em todo o contexto a Palavra “Deus´´ Eclesiastes, e Cântico dos Cânticos, por aparecer bastante romantismo.

Mas se os rabinos judeus tinham dúvida, isso não anulava o direito desses livros no contexto de canonicidade, pois foi assim no Novo Testamento também alguns Pais Apostólicos, também permaneciam em dúvidas, em alguns livros. Ezequiel conforme registrada na Guemará, também é alvo de discussões, pois os rabinos achavam ele antimosaico (contra a Lei de Moisés), em relação a sua autoridade, e Provérbios centralizando em algumas passagens consideradas contraditórias. Agora um argumento muito usado pelos romanistas é a seguinte:

Católico: – A LXX continha os apócrifos.

Católico: – Os mais antigos Manuscritos completos da Bíblia em grego continha os apócrifos.

 

Sobre a Septuaginta conter os Apócrifos, eu quero falar num outro assunto com mais clareza e respaldo bíblico. Mas vendo os argumentos dos católicos idaí que os apócrifos são inseridos nos livros do AT? Os primeiros Cristãos continham de fato a Septuaginta que era a Bíblia deles do Antigo Testamento Hebraico para o grego. Eles a tinham, mas não a de fato com canonicidade (autoridade divina) nós podemos ver por exemplo vários Pais da Igreja que o rejeitaram que você pode ver clique aqui.

Testemunhas antigas ao Cânone Massorético:

 A referência mais antiga que veio até nós, as três divisões principais das Escrituras Hebraicas, se acha no Prólogo do livro apócrifo Eclesiástico, composto ca. de 190 a.C., em hebraico, por Jesus ben Siraque. O Prologo mesmo foi composto pelo neto do autor, que traduziu a obra inteira para o grego. No Prologo (datado ca. de 130 a.C.) lemos: “Pela Lei, pelos Profetas e por outros escritores que os sucederam, recebemos inúmeros ensinamentos importantes e cheios de sabedoria, que tornam Israel digno de louvores pela sua doutrina e sabedoria, pois não somente estes autores deveriam ter sido muito esclarecidos, mas os próprios estranhos podem tornar-se, graças a eles, muito hábeis em falar e escrever. E assim que, após entregar-se particularmente ao estudo atento da Lei, dos Profetas e dos outros Escritos, transmitidos por nossos antepassados, também meu avô quis escrever algo instrutivo e cheio de sabedoria”. O que no Cânone do TM se classifica como Kethubhim (Escritos ou Hagiographa) se menciona aqui como:

  1. Livros de outros escritores que sucederam aos Profetas.
  2. Os outros Escritos transmitidos pelos antepassados.

Isto demostra que alguma divisão tríplice já existia no segundo século a.C. Como Jesus tinha dito em (Lucas 24:44) ’’A seguir, Jesus lhe disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas, e nos Salmos.’’

Ora Salmos que Jesus menciona, era a parte da 3º Divisão da Bíblia Hebraica, ou seja os Escritos (Kethubim) uma referência seria (I Timóteo 3:16) ’’Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para  o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.’’ O Apóstolo Paulo quando menciona  Escritura, ele referia ao Antigo Testamento Hebraico, ou 39 livros que hoje nós evangélicos temos em mão, como sendo canônicos.

Atualmente quem permanece com os livros apócrifos entre os Testamentos é a Igrejas Anglicanas que são lidas publicamente menos o Salmos 151, as Igrejas Católicas Ortodoxas que são usadas freqüentemente.

Para todos os que estão em Cristo Jesus. 

Por Jean Carlo: (Apologia Bíblica).

Material de Consulta: Merece Confiança o Antigo Testamento – Gleason Archer

 

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